Tecnologias IoT

Uma solução completa de IoT envolve diversas tecnologias das mais diversas áreas do hardware ao software, porém o que revoluciono este modelo são as novas tecnologias de rádio comunicação com baixo consumo de energia e custo, abaixo listamos algumas das principais que a W4COM trabalha.

O LoRaWAN é um protocolo de controle de acesso de mídia (MAC) para redes de longa distância. Ele é projetado para permitir que dispositivos de baixa potência se comuniquem com aplicativos conectados à Internet em conexões sem fio de longo alcance.

O Sigfox está lançando a primeira rede global de IoT para ouvir bilhões de objetos transmitindo dados, sem a necessidade de estabelecer e manter conexões de rede. Esta abordagem única no mundo da conectividade sem fio, onde não há sobrecarga de sinalização, um protocolo compacto e otimizado e onde os objetos não estão conectados à rede. A Sigfox oferece uma solução de comunicação baseada em software, em que toda a complexidade da rede e da computação é gerenciada na nuvem, e não nos dispositivos. Tudo isso junto reduz drasticamente o consumo de energia e os custos dos dispositivos conectados.

O Bluetooth opera na banda de frequência industrial, científica e médica (ISM) não licenciada de 2,4 GHz, a tecnologia Bluetooth® suporta múltiplas opções de rádio que permitem aos desenvolvedores criar produtos que atendam aos requisitos exclusivos de conectividade de seu mercado.Se um produto transmite áudio de alta qualidade entre um smartphone e um alto-falante, transfere dados entre um tablet e um dispositivo médico ou envia mensagens entre milhares de nós em uma solução de automação predial, o Bluetooth Low Energy (LE) e Basic Rate / Enhanced Data Rate Os rádios (BR / EDR) são projetados para atender às necessidades exclusivas dos desenvolvedores em todo o mundo.